Categorias



Gato-do-mato é resgatado após atropelamento no Santo Antônio

22/02/2022 - Publicado por: Comunicação - Categoria: Meio Ambiente - Tags: gato mato resgate fauna

Animal, que pertence a espécie ameaçada de extinção, se recupera em clínica veterinária



A equipe do Programa Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) comunicou o resgate mais um animal silvestre. Trata-se de um gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), que acabou atropelado no bairro Santo Antônio na madrugada desta terça-feira. “O próprio motorista socorreu o animal e o encaminhou a um veterinário conhecido seu. Depois de ser atendido, o espécime foi liberado e o munícipe o levou para casa no Ribeirão Grande do Norte nos ligando em seguida para ir buscá-lo”, explicou o biólogo da Fujama, Gilberto Duwe.

Já com equipe da Fujama, o animal voltou a ser encaminhado para avaliação veterinária. “Ele segue em tratamento. A princípio não apresentou nenhuma fratura ou ferimento interno, mas parecia ainda estar em estado de choque por conta do atropelamento. Por enquanto segue internado para novos exames”. Somente depois desse processo, os biólogos irão verificar se o gato-do-mato tem condição ou não de ser devolvido à natureza.

O gato-do-mato-pequeno é uma espécie em extinção sendo uma das espécies de felinos selvagens que compõe a fauna predomina na região de Jaraguá do Sul. “Apesar do fato ocorrido, o aparecimento desses animais indica que sua população está se recuperando nas nossas matas”, observou Giba.

Em 2021, Jaraguá do Sul contabilizou o resgate de 672 animais silvestres um aumento superior a 52% se comparado ao ano anterior. Para Duwe, esses números evidenciam que a comunidade, de uma forma geral, está mais consciente em relação a importância para o meio ambiente dos espécimes que, eventualmente, aparecem em suas residências, quintais ou cruzam as estradas.






 





Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Mapa do Site