Categorias



Jararacuçu é solta após captura em área residencial no bairro Nereu Ramos

15/04/2020 - Publicado por: Comunicação - Categoria: Meio Ambiente - Tags: resgate animais fujama #corona #coronavirus

Biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) promoveram nesta quarta-feira (15) a soltura na natureza de mais um animal silvestre capturado em área residencial, desta vez de uma jararacuçu  (Bothrops jararacussu) de 1,3 metro.  A serpente estava numa área residencial quando foi recolhida por bombeiros voluntários no último fim de semana.
 
De acordo com o biólogo da Fujama,  Gilberto Ademir Duwe, apesar de bastante peçonhenta, esta cobra exerce um papel essencial na natureza. "Principalmente, porque se alimenta de roedores. Por isso, a recomendação ao encontrar um animal desse em sua residência é que não mate - e nem tente capturá-lo já que pode ocorrer acidentes.- mas que nos chame ou ao corpo de bombeiros para que possamos remover o animal com segurança".

O biólogo aponta que a jararacuçu é uma espécie bastante comum principalmente em região florestas como a Mata Atlântica. "È um das maiores cobras venenosas no Brasil e pode passar facilmente dois metros de comprimento."
 
Duwe destaca ainda que existem outras espécies de cobras não venenosas parecidas com a jararacuçu e que por conta disso acabam sendo mortas. "Serpentes que muitas vezes só se alimentam de lesmas e caracóis. Por isso, a recomendação é sempre nos chamar quando encontrar este tipo de animal.".

Após ser examinada, a serpente capturada em Nereu Ramos foi solta em área de preservação ambiental, bem longe de áreas residenciais. Este foi o resgate de número 700 de animais silvestes promovido em Jaraguá do Sul desde 2017. Este trabalho conta com apoio dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. 



 





Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Mapa do Site