Categorias



Alesc presta homenagem à Schützenfest

06/11/2018 - Publicado por: Comunicação - Categoria: Cultura - Tags: cco schutzenfest festa atiradores homenagem alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite de segunda-feira (5), uma sessão solene em homenagem à pessoas e entidades que se dedicaram ou ainda se dedicam à organização da Schützenfest. A sessão aconteceu no Salão Barg, como é conhecida a sede da Sociedade Recreativa e Cultural Rio da Luz, em Jaraguá do Sul. 


O evento contou com a presença de autoridades estaduais, regionais, presidentes de sociedades participantes da festa, majestades da beleza e do tiro e convidados. Os deputados estaduais Carlos Chiodini e Vicente Caropreso representaram a Assembleia Legislativa. Caropreso conduziu a sessão que ele propôs para homenagear a Festa dos Atiradores.

Chiodini saudou a CCO em nome do presidente Sido Hornburg da ACSTIV e da CCO, Alcides Pavanello. Agradeceu a todos que ajudaram a consolidar a Schützenfest e enalteceu que a festa chega à sua maturidade preservando as tradições do tiro e da gastronomia. “A alma da Schützenfest são os voluntários quem fazem. Esse conjunto faz a festa diferente para manter viva a cultura”, disse o parlamentar, parabenizando a todos os que dedicaram nestas trinta edições da festa. “A Assembleia Legislativa cumpre o seu papel de fazer uma junta homenagem”, finalizou.

Caropreso disse se sentir orgulhoso ao conduzir a sessão e lembrar de pessoas que deram de tudo para que esta marca de Jaraguá do Sul se estabelecesse. “Tivemos momentos difíceis nestas 30 edições, de até repensar esta festa”, lembrou, citando o atual presidente Alcides Pavanello: “O senhor tem muito a ver com o ressurgimento da festa”, frisou. “Estou muito feliz de estar aqui fazendo está homenagem não apenas para homenagear a festa mas as pessoas que construíram esta marca”, concluiu.

Em seguida, aconteceu a entrega das homenagens aos idealizadores da festa, criadores da logomarca do evento, o primeiro intérprete do mascote Wilfried, as cervejarias que criaram o Schützenbier, o rei e rainha dos atiradores que foram condecorados por mais vezes, a primeira rainha da festa, a banda e o músico que tocou em todas as edições da festa, assim como o grupo folclórico participante em todas as edições, o primeiro presidente da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), bem como o seu atual presidente. Também foi destacado o dirigente que por mais vezes presidiu a festa, além de um membro de CCO na área da saúde e alimentação, o presidente da Fundação Cultural e o prefeito da primeira edição da festa.

Em nome dos homenageados, falou o atual presidente da ACSTVI, Sido Hornburg. Começou o pronunciamento em língua alemã, dizendo que estava muito feliz em participar deste momento e por falar em nome de pessoas e entidades tão importantes para a Schützenfest. “Os colonizadores nos legaram a prática e a destreza do tiro, do valor da cultura, a música, a dança, entre todos os elementos que formam a Schützenfest”, lembrou. “Quero dividir com vocês para está homenagem que muito me deixa honrado”, disse ainda.

Já o prefeito Antídio Lunelli parabenizou os homenageados pelo envolvimento na festa e que a projetou como a maior festa do tiro do Brasil. Convidou a todos para a abertura nesta quinta-feira (80), mencionou a preparação do parque municipal de eventos, dizendo que todos estão empenhadissimos desde o começo do ano para este momento. “Todos devem aproveitar ao máximo a festa. Nossa atração principal é o tiro. Ninguém pode sair da Schützenfest sem tentar acertar o alvo”, convidou Lunelli.

LISTA DE HOMENAGEADOS
- Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACTVI) – entidade responsável pela Schützenfest;
- Gilmar Hornburg – 1º presidente da ACSTVI;
- Ademar Frederico Duwe – idealizador da Schützenfest;
- Noberto Barg (in memorian) – idealizador da Schütrzenfest;
- Ivo Konell – prefeito no ano da realização da 1ª Schützenfest;
- Balduino Raulino – Presidente da Fundação Cultural e da CCO em 1989;
- Edelberto Schwanz (in memorian) – presidente da CCO por cinco vezes;
- Arno e Irena Siefert Utpadel - Casal que a mais tempo participa da Schützenfest, destaques em campeonatos estaduais representando a Associação Cultural Rio Da Luz – Salão Barg e o próprio município de Jaraguá do Sul;
- Fabiano Luís Schmidt - rei dos atiradores da festa por cinco vezes.
- Lilian Kreutzfeld Losi - rainha das atiradoras da Schützen por três vezes com a maior pontuação somada
- Musical Estrela de Ouro - banda que participou de todas as edições da festa.
- Lauro Siebert - músico que tocou na abertura da 1ª Schützenfest com a então Banda Aurora da qual é fundador, além de músico mais idade ainda atuante na festa;
- Sünnros Volkstangrupe – grupo folclórico mais antigo,que juntamente com o Neue Heimat, participou de todas as edições. No entanto, o Sünnros é grupo mais antigo;
- Marlo Sousa (in Memorian) - membro da CCO nas comissões de alimentação e saúde.
- Sonéia Hornburg - primeira rainha da Beleza;
- Fernando Cesar Bastos - criador do mascote da festa, o Wilfried;
- Wilson Bruch – primeiro intérprete do mascote Wilfried, em 1998;
- Cervejarias Karsten, Maestro e Könnigs - criadores do Schützenbier – cerveja oficial da Schützenfest;
- Denyse Meri Zimmermann da Silva - criadora da logomarca da Festa dos Atiradores;
- Flávio José Brugnago e Celso Luiz Nagel - Jornalistas que cobriram todas as festas.
 





Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Mapa do Site