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Questões da Saúde devem ser relatadas à Ouvidoria SUS

05/09/2019 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Saúde - Tags: questoes saude relatadas ouvidoria sus

As questões relativas à Saúde em Jaraguá do Sul – sejam informações, denúncias, solicitações, reclamações, elogios ou sugestões – devem ser relatadas especificamente à Ouvidoria SUS. A orientação é de Saulo de Oliveira Miranda, diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria de Saúde, onde funciona esse serviço no município jaraguaense.

A Ouvidoria SUS foi criada para ser um canal de comunicação entre os cidadãos, os profissionais e a gestão pública de Saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde. De acordo com Miranda, as manifestações recebidas são encaminhadas para os setores responsáveis, hospitais e prestadores de serviços do SUS, nas esferas municipal, estadual ou federal, dependendo do caso relatado.

Ele explica que as manifestações podem ser anônimas, sigilosas ou identificadas, sendo que em todas elas é gerado um número de protocolo para que o cidadão possa acompanhar o andamento do caso. Sempre há retorno para o cidadão, seja por e-mail, telefone ou até mesmo pessoal, se preferir comparecer na sede da Ouvidoria SUS.

Manifestações recebidas pela Ouvidoria SUS

Informação: quando se busca uma instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento relacionado à saúde. Exemplo: informações sobre doenças, programas, campanhas.
Solicitação: quando se requer acesso a atendimento ou ações e/ou serviços de saúde. Exemplo: necessidade de tratamento médico, medicamento.
Reclamação: quando se quer relatar insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento. Exemplo: demora no atendimento, excesso de fila, falta de medicamentos.
Denúncia: quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de saúde. Exemplo: cobrança de procedimento, negligência médica.
Elogio: quando se quer demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pelo SUS. Exemplo: bom atendimento.
Sugestão: quando se quer propor ação considerada útil à melhoria do SUS. Exemplo: melhoria no serviço de saúde, programas e ações de saúde.

Canais de atendimento da Ouvidoria SUS

Há três canais de atendimento da Ouvidoria do SUS que podem ser utilizados pelos cidadãos jaraguaenses: internet, telefone e atendimento presencial. Confira as formas e horários em cada uma das opções:

Internet: acesse o formulário web na página “www.jaraguadosul.sc.gov.br/saude”, por meio do ícone “Ouvidoria SUS”, ou envie um e-mail para “saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br”;

Telefone: 0800 642 0136
Segundas e sextas-feiras, das 7h30 às 13h15.
Terças, quartas e quintas-feiras, das 7h30 às 16h15.
A ligação é gratuita e pode ser feita de telefone fixo, celular ou público.

Atendimento presencial: na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Isidoro Pedri, nº 120, bairro Barra do Rio Molha.
Segundas e sextas-feiras, das 8 horas às 11h30.
Terças, quartas e quintas-feiras, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas.


 





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