Casa de Passagem atende em novo endereço
11/08/2020 - Publicado por: Comunicação - Categoria: Social - Tags: casa
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A casa de Passagem atende,
desde ontem (10), em novo endereço, na Rua dos Escoteiros, 35, nas proximidades do Grupo de Escoteiros Jacoritaba, no bairro Chico de Paulo. O valor com o aluguel é de R$ 3,2 mil. O equipamento público, que oferece serviço de acolhimento emergencial e provisório para pessoas em situação de rua, estava instalado desde 16 de julho, em caráter temporário, no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. A Casa de Passagem, que atende 24 horas, sete dias por semana, está temporariamente sem contato telefônico, devido à mudança de linha.
Neste ano, até o fim de julho, 449 pessoas foram atendidas, sendo 284 os acolhimentos e mais de mil atendimentos técnicos. Em 2019, estiveram na Casa de Passagem 868 pessoas em situação de rua. Destas, 483 foram acolhidas, demandando mais de dois mil atendimentos técnicos. O período de acolhimento depende da avaliação da equipe técnica do serviço, que é formada por um psicólogo e uma assistente social.
Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, as novas instalações contam com 264,30 metros quadrados divididos em 17 ambientes e oferecem 28 vagas masculinas e seis femininas. A Casa de Passagem é um dos Serviços da Alta Complexidade da Assistência Social que oferece acolhimento emergencial e provisório para pessoas adultas sem abrigo por abandono, migração e ausência de residência ou, ainda, pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.
No antigo endereço, na Rua João Januário Ayroso, 1855 (próximo ao Estádio João Marcatto), no bairro Jaraguá Esquerdo, eram 14 as vagas masculinas e quatro femininas e, desde o início da pandemia, ampliou a possibilidade de atendimento para 34 vagas.
A Secretaria de Assistência Social e Habitação, em seu Plano de Contingenciamento, desde o início da pandemia de Coronavírus no Brasil e a chegada do inverno, desenvolve ações socioassistenciais. “Além da manutenção dos objetivos gerais do serviço que envolvem integração, inserção no mercado de trabalho, autocuidado, independência e restabelecimento dos vínculos familiares, da ampliação das vagas, foi reforçada a atenção necessária com relação à prevenção ao contágio”, explica a gerente, Marcia Cardoso Garcia Teixeira Tavares.
Os usuários recebem máscaras, copos descartáveis, produtos de higiene pessoal, orientação de lavagem das mãos frequentemente e passam por aferição de temperatura regularmente. Os funcionários, além das máscaras, receberam face shield, luvas, álcool em gel e orientações pertinentes às formas de prevenção de contágio. No local, há uma higienização mais frequente e o distanciamento social mínimo recomendado.