Categorias



Social atinge objetivo inicial de produzir 20 mil máscaras

29/07/2020 - Publicado por: Comunicação - Categoria: Social - Tags: máscaras covid-19 coronavírus coronavirus prevenção produção centros convivência

Dependendo da necessidade, haverá a produção de mais máscaras

A produção das 20 mil máscaras para enfrentamento e diminuição do contágio pelo Coronavírus, no Centro de Convivência, chegou ao seu objetivo hoje (29). Segundo a chefe de proteção básica, Hildergard Boshammer, que coordena a ação com outros três profissionais, pelo menos 19 mil máscaras, tamanhos adulto e infantil, foram distribuídas para a população, auxiliando na prevenção da doença. 

A coordenação da distribuição das máscaras é da Secretaria de Assistência Social que podem ser retiradas nos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Vila Baependi (Creas). De acordo com o secretário, André de Carvalho Ferreira, havendo necessidade, poderá haver a ampliação desta quantidade. “A nossa equipe está preparada para, eventualmente, ampliar a confecção das máscaras”, explica.

Ainda estão à disposição nos Cras e Creas cerca de 1,3 mil máscaras adultas e infantis para as famílias acompanhadas ou em situação de vulnerabilidade. O secretário lembra dos horários para retiradas. Nos Cras, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16h30. O Creas Baependi atende das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. 

A produção, que havia parado temporariamente devido ao vendaval do fim do mês de junho, que atingiu o prédio do Centro de Convivência, no Parque de Eventos, onde as máscaras são costuradas, voltou à operação em cerca de 10 dias, depois do conserto do prédio.

O uso de máscaras, juntamente com outras medidas preventivas, é apontada por autoridades da saúde como uma das melhores formas de evitar a contaminação por Coronavírus. Mas é necessário que sejam usadas de maneira correta:

- Devem cobrir totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais;
- Devem ter, de preferência, dupla camada;
- Uso individual;
- Precisa ser trocada se ficar  úmida;
- Deve ser usada por cerca de quatro horas; 
- Use a máscara sempre que precisar sair de casa;
-Chegando em casa, lave as máscaras usadas.

Como lavar
- As máscaras devem ser bem higienizadas. O Ministério da Saúde indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso.
- Guarde em um recipiente fechado.

 Como descartar
-Descarte a máscara de pano ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido;
-A máscara deve ser descartada no lixo comum; não no lixo reciclável.



 

 





Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Mapa do Site