Categorias



Mais de 6 mil munícipes são capacitados em Educação Ambiental

23/12/2019 - Publicado por: Comunicação - Categoria: Meio Ambiente - Tags: ambiental educacao

Ação da Fujama que acontece desde 2017 junto a escolas e empresas têm como um dos focos principais, a preservação de espécies da fauna e flora locais

Recentes estatísticas da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), apontaram que o número de animais silvestres resgatados e devolvidos à natureza – num total de 240 resgatados até o início deste mês de dezembro - havia aumentado em quase 100% em relação a 2018. Para o biólogo de coordenador de Educação Ambiental da Fujama, Christian Lempek Raboch, atribuiu ao fato da comunidade estar ciente que hoje Jaraguá do Sul dispõe de um serviço para recolher esses seja por equipes da própria Fujama (durante dias úteis) ou dos Bombeiros Voluntários (em fins de semana e feriados). “Consequência também do trabalho que realizamos desde 2017 junto a empresas e escolas”, destacou o biólogo.

“Hoje, nossa equipe, no momento da captura, explica para as pessoas que fizeram o chamado e para seus vizinhos qual a importância daquele animal para o equilíbrio do ecossistema”, explica Lempek.

Por outro lado, este tipo de conscientização não se restringe a momentos esporádicos como esse. Esta ação foi muito mais além. “Somente este ano, em trabalhos como palestras, trilhas e até participações em Sipats (semanas de prevenção a acidentes de trabalho) de empresas foram capacitadas 6118 pessoas em educação ambiental”, destacou Raboch. Boa parte desta atividade foi desenvolvida em escolas do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Mudas e exposição - Além disso, a Fujama distribuiu durante este ano 10108 mudas de árvores frutíferas e coordenou trabalhos como o restabelecimento de mata ciliar em pontos importantes de afluentes que cortam a cidade como Jaraguá e Itapocu em conjunto com o Samae;

Professores, estudantes da Rede Municipal de Ensino e comunidade em geral também puderam conhecer um pouco mais da fauna local por meio de uma exposição itinerante de animais taxidermizados. “Na grande maioria crianças com as quais nossos técnicos também interagiram explicando os costumes e hábitos de cada uma daquelas espécies e a importância de preservá-las”, explicou Christian Raboch.

Os biólogos e técnicos da Fujama já percebem a uma mudança de pensamento da população. “Só o fato de você nos chamar para recolher uma cobra, um gambá ou outro animal ao invés de simplesmente matá-lo já demonstra uma mudança de cultura. E o fato de espécies raras serem flagradas em câmeras de vigilância em áreas de preservação também é um indicativo que, aos poucos, estamos contribuindo para a melhora do nosso meio ambiente”, observou o coordenador de Educação Ambiental da Fujama.

Números da Educação Ambiental

Atendimentos

2017: 1923 pessoas

2018: 4834 pessoas

2019: 6118 pessoas

Mudas distribuídas no ano de 2019: 10108 mudas.






 





Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Mapa do Site