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Professora de Jaraguá é destaque catarinense em alfabetização

26/06/2017 - Publicado por: Comunicação - Categoria: Educação - Tags: educacao destaque alfabetizacao pnaic livro ufsc

Quando a professora Ana Paula David de Oliveira Tecila, 42 anos, recebeu a notícia de que seu trabalho seria publicado no livro “Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos – relatos de experiência docente”, editado pela UFSC, em meio a projetos de professores de todo o estado, ela se sentiu feliz e valorizada. A alfabetizadora dos 2ºs anos da Escola Municipal Vitor Meirelles, no bairro Três Rios do Norte, desenvolveu durante o ano de 2014 o projeto “Os piratas – aprendendo o valor das coisas”, em parceria com a orientadora de estudos Vera Marlize Schröer e com a formadora Dolores Follador, a partir do imaginário das crianças com quem trabalhava.

“Tudo começou com uma conversa que eu tive com as crianças sobre um pirata que estaria rondando nossa sala de aula para observar aqueles que estavam prestando atenção na aula e aqueles que não estavam. As crianças começaram a ficar curiosas e perguntar onde estava o pirata. Percebi que esse seria um tema interessante para trabalhar a interdisciplinaridade. A partir daí criamos anúncios de ‘procura-se um pirata’ e espalhamos pela escola, estudamos localização, mapa de caça ao tesouro, noção de direita e esquerda e até tivemos depoimento de um oficial da marinha que trouxe revistas sobre pirataria e deu depoimento de como são os piratas de verdade hoje em dia”, conta a professora.

Para o desenvolvimento do projeto, a professora Ana Paula contou com o conhecimento aprendido no curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), comprou livros e revistas e passou horas estudando sobre o que poderia desenvolver com o tema “piratas”. “Valeu a pena. Até hoje sou abordada pelos alunos na escola querendo saber quando voltaremos a desenvolver o projeto. Eles gostaram. Gravaram bem tudo o que aprenderam. Isso faz valer a pena meu trabalho. Dá vontade de continuar sendo professora”, conta Ana Paula. Com auxílio da equipe da Secretaria Municipal de Educação, a professora fez um resumo do projeto e enviou-o em 2015 para a equipe do PNAIC na UFSC, que selecionou o trabalho dentre centenas de outros.   

O trabalho está publicado nas páginas 102, 103 e 104 do livro “Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos – relatos de experiência docente”, volume IV, editado pela UFSC em 2017. De acordo com os editores, a publicação é um estímulo aos professores que, a partir de diferentes estratégias formativas, pensaram novas possibilidades de trabalho que pudessem incrementar e melhorar seu fazer pedagógico no dia a dia na escola. Trabalhou-se na perspectiva de constituição de uma identidade profissional ao se considerar o professor como sujeito capaz de modificar e inovar suas práticas com criatividade e autonomia, estimulando-o a buscar alternativas, a realizar projetos, a trabalhar de modo colaborativo, solidário, com vistas a ensinar as crianças a ler e escrever e a se apropriar de conhecimentos da matemática no diálogo com outras áreas do conhecimento no ciclo da alfabetização.


 





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